Vitamina D: benefícios e como tomá-la

A vitamina D é um desses elementos que sempre chama a atenção de médicos e profissionais. Os benefícios que ela tem para nossa saúde são muitos e cada vez mais pessoas estão mostrando uma deficiência. Vamos tentar entender por que esta vitamina é tão essencial para o corpo humano, como tomá-la e quando, informações que muitas vezes são duvidosas para muitas pessoas. Vitamina D

O que é Vitamina D

A vitamina D é um hormônio que é sintetizado pela pele e ativado pela luz solar. Também conhecida como a vitamina solar, é essencial, na idade adulta, manter um bom funcionamento do metabolismo do cálcio e dos ossos. Nas crianças, porém, serve para garantir uma calcificação óssea adequada.

Os benefícios que este elemento traz são também muitos outros e sua deficiência traz consigo toda uma série de desordens que podem afetar vários órgãos de nosso corpo, incluindo diabetes, ataques cardíacos, Alzheimer ou depressão. Uma grave deficiência de vitamina D em crianças provoca raquitismo.

Por que muitas pessoas são deficientes em vitamina D?

Na Europa e América do Norte, muitos países têm uma deficiência significativa de vitamina D entre sua população. Este é especialmente o caso em países de latitudes mais elevadas, onde o sol está menos presente. Com a urbanização massiva, as pessoas passam muito menos tempo ao ar livre, limitando a capacidade de sintetizar a vitamina. Também não é retirada em quantidades adequadas dos alimentos, devido a uma dieta rica em gordura.

O que causa uma deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D não é tão fácil de detectar, pois não apresenta nenhum sintoma em particular. A melhor maneira de descobrir isso é fazendo testes específicos, tais como exames de sangue completos. Somente em casos graves podem aparecer dores musculares crônicas.

A deficiência de vitamina D é muito comum em países mais frios, onde, devido ao frio, as pessoas tendem a passar a maior parte de seu tempo dentro de casa. Esta deficiência, de fato, tende a aumentar durante os meses de outono e inverno, por razões óbvias. Seria uma boa ideia, portanto, fazer exames específicos para entender o quanto somos deficientes nela e como podemos integrá-la, para manter nosso organismo em perfeita saúde.

Como adicionar vitamina D

Existem poucos alimentos que contêm naturalmente Vitamina D, incluindo peixe gordo, como salmão ou sardinha, óleo de fígado de bacalhau, queijos gordurosos e carne vermelha. Para obter a quantidade certa de vitamina D, é necessário se expor ao sol. O ideal seria passar pelo menos 10 a 15 minutos nos momentos do dia em que o sol está no ponto mais alto, ou seja, entre dez e três da tarde. Alternativamente, você toma suplementos específicos para suprir a falta.

Suplementos de vitamina D

Há realmente uma pletora de suplementos de vitamina D no mercado. Entretanto, geralmente são usados aquelas que contêm entre 50.000 e 100.000 unidades por mês de Cholecalciferol em óleo, tomado por via oral. Você pode escolher aquele que você vai tomar uma vez por mês (o mais popular) ou aqueles que dividem sua dose em doses diárias ou semanais. Alternativamente, você pode tomá-lo em gotas ou cápsulas macias. Sua eficácia é ampliada se forem tomadas com alimentos. É importante evitar a superdosagem, mas seguir cuidadosamente as instruções do farmacêutico ou do médico.

Lembre-se de que a base de tudo deve ser sempre um estilo de vida correto. Fazer algum exercício físico todos os dias, melhor ainda se ao ar livre é outra coisa que ajuda muito a manter seu corpo saudável e a sintetizar a vitamina D.

Como escolher o melhor suplemento de Vitamina D

Existem dois tipos de suplementos de vitamina D, o primeiro é o mais comum, que contém vitamina D3, de origem animal e recomendado na maioria dos casos de grande deficiência, pois é facilmente processado pelo organismo. A segunda é a vitamina D2, de origem vegetal e, portanto, mais complexa de processar.

Tenha cuidado para preferir suplementos puros, que não causem reações alérgicas. Muitos dos suplementos no mercado são combinados com ingredientes que ajudam no processo de absorção da vitamina por nosso organismo, isto não é uma coisa ruim, mas não é incomum que, em seguida, provoquem alergias. Alguns dos excipientes problemáticos que podem ser encontrados são a soja, o milho ou vestígios de nozes.

Lembre-se também que a Vitamina D, qualquer que seja o seu tipo, interage com outros remédios, tornando sua ação mais intensa. Por esta razão, especialmente se você estiver tomando outros medicamentos, você deve obter aconselhamento de seu médico sobre o melhor suplemento. Escolha-o também de acordo com o modo de tomar, há na forma de cápsulas, gotas ou sprays orais.

updatedupdated2021-06-302021-06-30