Vitaminas antioxidantes: quais são as melhores?

O que são as vitaminas? As vitaminas são substâncias que estão entre os micronutrientes essenciais para nosso corpo. Existem diferentes tipos, algumas delas são produzidas diretamente pelo nosso corpo, mas a maioria delas temos que ingerir através dos alimentos.

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos de acordo com sua estrutura química: lipossolúveis e solúveis em água.

Lipossolúveis: as vitaminas lipossolúveis são aquelas que se dissolvem em contato com a gordura, razão pela qual devem ser ingeridas com uma refeição. Vitamina A, vitamina D , dieta adequada vitamina E e vitamina K pertencem a este grupo.

Solúveis em água: sendo solúveis em água eles podem ser tomados a qualquer momento. Neste grupo encontramos as vitaminas B, C. Vitaminas

Para que vitaminas são necessárias

As vitaminas são indispensáveis para nosso organismo porque estão envolvidas em processos metabólicos, no funcionamento correto dos órgãos, na proteção dos tecidos e em muitas outras funções.

Algumas vitaminas também têm um alto poder antioxidante, o que significa que elas desempenham um papel importante na luta contra os radicais livres produzidos por nosso organismo.

Os radicais livres são substâncias que, se não forem devidamente neutralizadas, podem levar ao estresse oxidativo, causando danos à nossa estrutura celular.

Felizmente, a natureza vem em nosso auxílio, fornecendo-nos substâncias chamadas antioxidantes, que podemos encontrar em nossos alimentos e introduzir em nosso organismo através da dieta, especialmente vitaminas A, C e E, que são muito eficazes no combate ao estresse oxidativo.

Onde as vitaminas são encontradas?

Como já dissemos, nossas vitaminas são obtidas através dos alimentos, elas são encontradas principalmente em frutas e vegetais. Aqui é onde estão contidas principalmente:

Vitamina A (ou retinol): em todos os vegetais de cor laranja-amarelo, como cenoura, melão, pêssego, laranja, produtos lácteos, óleo de fígado de bacalhau, espinafre, brócolis, repolho;

Vitaminas B: levedura de cerveja, legumes, frutas, gérmen de trigo, leite, ovos, peixe, carne, fígado, hortaliças, crustáceos, nozes;

Vitamina C (ou ácido ascórbico): vegetais verdes como couve, espinafre, agrião, frutas cítricas, kiwi, tomate, groselha negra, fígado;

Vitamina D (ou calciferol): leite, manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, cavala;

Vitamina E (ou tocoferol): vegetais verdes, sementes e azeite de oliva, nozes, trigo;

Vitamina K: todas as hortaliças verdes, como espinafres, couve, alface;

Vitamina PP (ou niacina): carnes magras, peixe, cereais.

Todos esses elementos devem fazer parte de nossa dieta diária, portanto, ao tomá-los, temos todos os micronutrientes que nosso corpo necessita.

Que problemas uma deficiência de vitaminas pode causar?

Quando não recebemos todas as vitaminas que nosso corpo necessita, falamos de deficiência de vitaminas. A principal razão para isto é muitas vezes a dieta errada ou insuficiente; este desequilíbrio de vitaminas e sais minerais pode causar vários tipos de problemas no organismo.

As deficiências vitamínicas podem ser definidas de acordo com sua gravidade (falaremos de hipovitaminose ou avitaminose) e de acordo com a variedade de vitaminas em falta (deficiências mono/multi-vitamínicas).

Dependendo do tipo de deficiência, várias desordens podem ocorrer:

Deficiência de vitamina A: causa um enfraquecimento do sistema imunológico, problemas de pele, visão, cabelo e ossos; Deficiência de vitamina B: isto leva a problemas com a saúde das unhas, pele, cabelos, dificuldades de concentração e distúrbios do sono; Deficiência de vitamina C: leva à instabilidade do colágeno e, em casos graves, leva ao aparecimento de escorbuto; deficiência de vitamina D: pode comprometer a mineralização óssea, contribuindo para o desenvolvimento de raquitismo, osteoporose, osteomalácia e riscos cardiovasculares; deficiência de vitamina E: é muito difícil de ocorrer, mas, em condições particulares, pode levar a um enfraquecimento do sistema imunológico, fadiga, problemas de equilíbrio e concentração. Uma dieta variada e equilibrada é a base para um corpo saudável, mas, no caso de deficiência de micronutrientes, os suplementos alimentares são um aliado valioso e podem ajudar a fornecer as quantidades necessárias para o corpo.

updatedupdated2021-06-302021-06-30