O uso comercial da internet trouxe à tona inúmeras possibilidades para o mercado publicitário e, com esse desenvolvimento, a publicidade online precisou encontrar novas formas para alcançar e conquistar o consumidor da internet.
A publicidade online consiste em divulgar empresas e produtos por meio da internet, com o objetivo de promover e comercializar produtos e serviços, conquistar novos clientes e fortalecer a rede de relacionamentos e a marca empresarial. As plataformas utilizadas incluem micromídias digitais, redes sociais, telefonia celular e outras plataformas móveis, como smartphones e tablets.
Patrocínio de newsletter: Estratégia publicitária que pode ser veiculada nos formatos Full Banner, Sckycrapers, etc., nos mailings enviados a determinados grupos específicos.
Links patrocinados: Estratégia utilizada pelos anunciantes que querem maior destaque nos sites de busca. No retorno dos resultados obtidos, os primeiros registros são geralmente reservados aos links patrocinados.
E-mail marketing: Considerada a versão online do marketing direto, o e-mail marketing como principal característica a segmentação do público-alvo a que se destina uma propaganda. O retorno obtido é grande devido à pertinência da mensagem veiculada aos seus remetentes.
Vídeo: Com o advento da banda larga, o uso do vídeo e som se torna um grande recurso para atrair a atenção do
usuário. Há casos em que são produzidos vídeos exclusivamente para a Web.
Banner para sites, páginas e portais.